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Homens Fiéis do Passado

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Isaac Newton





A tradição popular diz que a queda duma maçã fez com que Sir Isaac Newton passasse a trilhar o caminho para o descobrimento da lei da gravitação universal. Não importa se esta tradição é verdade ou não, é indubitável que Newton tinha uma notável faculdade de raciocínio. Somos informados sobre a sua famosa obra científica, Principia : “Todo o desenvolvimento da ciência moderna começa com esta grande obra. Ela predominou por mais de 200 anos.” (1)

Famosos como eram os descobrimentos científicos de Newton, ele mesmo reconhecia humildemente suas limitações humanas. Era modesto. Pouco antes de sua morte em 1727, ele disse a respeito de si mesmo: “Não sei o que pareço ser para o mundo, mas, para mim mesmo, só pareço ter sido um menino brincando à beira do mar, e divertindo-me de vez em quando com achar uma pedra mais lisa ou uma concha mais bonita do que costuma ser, ao passo que o grande oceano da verdade jazia diante de mim ainda todo por descobrir.” (2)

Newton reconhecia que Deus é a Fonte de toda a verdade, e em harmonia com a profunda reverência que tinha por seu Criador, parece ter passado ainda mais tempo em buscar o verdadeiro Deus, do que na pesquisa de verdades científicas. Uma análise de tudo o que Newton escreveu revela que, dentre umas 3.600.000 palavras, apenas 1.000.000 tratavam das ciências, ao passo que umas 1.400.000 eram sobre tópicos religiosos. (3)

NEWTON LIDA COM A DOUTRINA DA TRINDADE

Nos seus escritos, Newton deu muita atenção à doutrina da Trindade. Uma de suas mais notáveis contribuições para a erudição bíblica, naquela época, era a sua obra Um Relato Histórico Sobre Duas Notáveis Corrupções de Escritura , primeiro publicada em 1754, vinte e sete anos após a sua morte. Reexaminava toda a evidência textual disponível, de fontes antigas, sobre duas passagens bíblicas, em I João 5:7 e I Timóteo 3:16.

Na Versão King James da Bíblia (em inglês; veja Almeida, Revista e Corrigida), I João 5:7 reza:

“Porque há três que dão testemunho no céu, o Pai, a Palavra e o Espírito
Santo: e estes três são um.”

Recorrendo aos primitivos escritores eclesiásticos, aos manuscritos gregos e latinos e ao testemunho das primeiras versões da Bíblia, Newton provou que as palavras “no céu, o Pai, a Palavra e o Espírito Santo: e estes três são um”, citados em apoio da doutrina da Trindade, não aparecem nas originais Escrituras Gregas, inspiradas. Ele traçou então o caminho pelo qual o texto espúrio se introduziu nas versões latinas, primeiro como nota marginal, e depois no próprio texto. Mostrou que foi incluído pela primeira vez num texto grego em 1515, pelo Cardeal Ximenes, à base dum manuscrito grego posterior, corrigido segundo o latim. Por fim, Newton considerou o senso e o
contexto do versículo, chegando à conclusão: “Este é o sentido claro e natural, e o pleno e forte argumento; mas, se inserir o testemunho ‘dos Três no Céu', então o interrompe e corrompe”. (4)

A parte mais curta desta dissertação se referia a I Timóteo 3:16, que reza (na Versão King James ; veja a Versão Figueiredo):

“E, sem contradição, é grande o mistério da piedade: Deus foi manifestado na carne, justificado no Espírito, visto por anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido em cima, em glória.”

Newton mostrou como, por uma pequena alteração do texto grego, se inseriu a palavra “Deus”, fazendo a frase rezar: “Deus foi manifestado na carne.” Demonstrou que os primitivos escritores eclesiásticos, referindo-se a este versículo, não sabiam nada sobre tal alteração.

Até a poucos anos, este texto era também muito citado em apoio do ensino da Trindade, mas a maioria das versões modernas coloca agora “ele”, em vez de “Deus”; a versão católica da Bíblia de Jerusalém até mesmo acrescenta ao pé da página: “No masculino: Cristo.”

Resumindo as duas passagens, Newton disse: “Se as antigas igrejas, ao debaterem e decidirem os maiores mistérios da religião, não sabiam nada sobre estes dois textos, não entendo por que nós devíamos agora gostar tanto deles, já que os debates acabaram.” (5)

Nos mais de duzentos anos desde que este tratado foi redigido por Isaac Newton, apenas foi necessário fazer algumas poucas correções menores na evidência que ele aduziu. Contudo, foi apenas no século dezenove que apareceram traduções da Bíblia, que corrigiam estas passagens. Apresentamos a seguir a tradução do manuscrito original de Newton, “ Um Relato Histórico ”, refutando a doutrina da Trindade:

“. . . influenciados por ele. Assim, pois, por consenso unânime de todos os antigos e fiéis intérpretes até agora encontrados (os quais, sem dúvida, fizeram uso dos melhores manuscritos que puderam obter), o testemunho dos três no céu não existia antigamente no grego. - E que tampouco existia nas antigas versões, nem no grego, mas era inteiramente desconhecida às primitivas igrejas, é bem certo, em vista dum argumento aludido acima, a saber, de que em toda essa veemente controvérsia universal e duradoura sobre a Trindade, no tempo de Jerônimo e tanto antes, como por muito tempo depois, nunca se pensou neste texto a respeito daqueles no céu. Está agora na boca de todos e é considerado o texto principal para a questão, e teria sido assim, se tivesse estado nos seus livros e contudo, não é encontrado nem uma única vez em todas as Disputas, Epístolas, Discursos e outros escritos dos gregos e dos latinos (Alexandre de Alexandria, o Concílio de Sárdica, Atanásio, Basílio, . . .”


Por que não publicou Newton estes achados durante a sua vida? Um relance para o fundo histórico daqueles tempos talvez explique isso. Aqueles que escreviam contra a doutrina da Trindade ainda estavam sujeitos a sofrer perseguição na Inglaterra. Ainda em 1698, o Ato da Supressão de Blasfêmia e Profanação constituía em ofensa negar que uma das pessoas da Trindade era Deus, o que era punível com a perda do cargo, emprego e lucro, na primeira incidência, e na repetição, com o encarceramento. O amigo de Newton, William Whiston (tradutor inglês das obras de Josefo), perdeu por este motivo seu professorado na Universidade de Cambridge, em 1711. Em 1693, por ordem da Câmara dos Lordes, foi queimado um panfleto atacando a Trindade, e no ano seguinte foi processado seu impressor e autor. Em 1697, Thomas Aikenhead, estudante de dezoito anos de idade, acusado de negar a Trindade, foi enforcado em Edimburgo, na Escócia. (6), (7), (8)

POR QUE NEWTON REJEITAVA A TRINDADE


Por causa de seus estudos científicos, Newton passou a ter em alta estima o ‘Livro da Natureza' e viu nele a evidência de intento por Deus, o grande Autor. Acreditava também que a Bíblia era a Revelação de Deus, e que ela sempre estava em harmonia com o testemunho da criação. (9)

A Bíblia era a pedra de toque de Newton para testar ensinos e doutrinas. Na consideração dos credos da Igreja, Newton tornou bem clara esta atitude. À base do oitavo dos trinta e nove artigos tratando dos credos ou símbolos niceno, atanasiano e apostólico, ele disse a respeito da Igreja da Inglaterra:

“Ela não exige que os aceitemos à base da autoridade de Concílios Gerais, e muito menos ainda à base da autoridade de Conclaves, mas apenas porque são tirados das Escrituras. E, portanto, estamos autorizados pela Igreja a compará-los com as Escrituras e a ver como e em que sentido podem ser deduzidos delas? E quando não podemos ver a Dedução, não devemos estribar-nos na Autoridade de Concílios e Sínodos .”

Sua conclusão foi ainda mais enfática:

“Até mesmo Concílios Gerais erraram e podem errar em questões de fé, e o que eles decretam como necessário para a salvação não tem nenhuma força ou autoridade, a menos que possa ser demonstrado que foi tirado da Escritura sagrada .” (10)

O principal motivo de Newton para rejeitar a Trindade era que, quando procurava verificar as declarações dos credos e dos concílios, não encontrava nenhum apoio da Escritura para a doutrina.

Pesando esta evidência, Newton acreditava firmemente que se devia usar o raciocínio. Argumentava que nada do que foi criado por Deus foi feito sem objetivo e motivo, e que os ensinos bíblicos seriam corroborados pela aplicação similar da lógica e da razão.

Falando sobre os escritos do apóstolo João, Newton disse: “Eu lhe dou a honra de crer que ele escreveu com bom senso ; e, portanto, acredito que seja o sentido dele, que é o melhor.” (11)

Portanto, como segundo motivo para rejeitar o ensino da Trindade, Newton declarou:

“Homoousion [a doutrina pela qual o Filho é da mesma substância que o Pai] é ininteligível. Não foi entendido no Concílio de Nicéia, nem desde então. O que não pode ser entendido, não é objeto de crença.” (12)

Tratando deste mesmo aspecto da Trindade, há um manuscrito de Newton, intitulado “Perguntas Sobre a Palavra Homoousios”. Este revela um terceiro motivo para a sua negação da Trindade. Este ensino não fazia parte do primitivo cristianismo. As perguntas doze a quatorze salientam todas que a doutrina tem falta de característica dum original do primeiro século:

“ Pergunta 12 . Se a opinião da igualdade das três substâncias não foi lançada pela primeira vez no reinado de Juliano, o Apóstata [361-363 E. C.], por Atanásio, Hilário, etc.?

Pergunta 13 . Se a adoração do Espírito Santo não foi lançada pela primeira vez só depois do Concílio de Sárdica? [343 E. C.]

Pergunta 14 . Se o Concílio de Sárdica não foi o primeiro Concílio a se declarar a favor da doutrina da Trindade Consubstancial?” (13)

Em outro manuscrito, agora preservado em Jerusalém, Newton sumariou a única resposta a tais perguntas:

“Fomos mandados pelo Apóstolo (II Timóteo 1:13) a nos apegar à forma de palavras sadias. Contender a favor duma linguagem que não foi transmitida dos Profetas e Apóstolos é uma violação desta ordem e aqueles que a violam são também culpados pelas perturbações e pelos cismas assim causados. Não basta dizer que um artigo de fé pode ser deduzido da escritura. Ele precisa ser expresso na própria forma de palavras sadias em que foi transmitido pelos Apóstolos .” (14)

Portanto, à base das Escrituras, da razão e do ensino autêntico do primitivo cristianismo, Newton verificou que não podia aceitar a doutrina da Trindade. Ele cria fortemente na suprema soberania de Jeová Deus e na posição correta de Jesus Cristo, nem rebaixando-o como Filho de Deus, nem sublimando-o à posição ocupada pelo seu Pai. (15)

[Nota do Editor: Discordo do autor deste artigo ao ele afirmar que estamos rebaixando a Jesus quando afirmamos ser Ele o Filho de Deus]

Considerando com John Locke a passagem de Daniel 7:9, ele escreveu: “Donde deriva a certeza de que o Ancião de Dias é Cristo? Será que Cristo, em alguma parte, está sentado no Trono?” (16)

A própria conclusão a que ele chegou é óbvia, e a clareza de seu pensamento a respeito da relação do Pai com o Filho sempre é evidente nos escritos de Newton. Em outra parte, pois, ele apresenta o argumento de que a oração só pode ser feita a “Deus em nome do Cordeiro, mas não ao Cordeiro em nome de
Deus.” (17)

Talvez o melhor resumo dos argumentos bíblicos de Isaac Newton para o seu repúdio da Trindade seja encontrado em quatorze ‘Argumentos', escritos em latim, que apresentam citações bíblicas para muitos deles. Os de número quatro a sete são especialmente interessantes:

“4. Porque Deus gerou o Filho em algum tempo, este não teve existência desde a eternidade. Provérbios 8:23, 25.

5. Porque o Pai é maior do que o Filho. João 14:28.

6. Porque o Filho não sabia de sua última hora. Mar. 13:32, Mat. 24:36, Apoc. 1:1, 5:3.

7. Porque o Filho recebeu todas as coisas do Pai.” (18)

A leitura atenciosa dos escritos religiosos de Newton não pode deixar de impressionar o leitor com a sua meticulosidade e o reconhecimento da profunda e longa meditação dele, com a sua capacidade erudita e sua compreensão das línguas originais da Bíblia. Suas conclusões a respeito da Trindade, portanto, merecem nosso respeito e nossa consideração, embora ele não se sentisse obrigado a torná-las públicas durante a sua vida.

Hoje, quando há muito mais evidência disponível do que Newton teve à disposição, nós também devemos investigar nossas crenças assim como ele fez, sempre procurando raciocinar primeiro sobre a evidência da Palavra de Deus. Isto desenvolverá em nós uma forte fé, plenamente em harmonia com o ensino do cristianismo original .

[Nota do Editor: Por aquilo que acabamos de ler, Sir Isaac Newton não aceitava nem de longe a “lógica” dos doutores em divindade da Andrews que continuam insistindo em afirmar que “três são um”.]

Referências

1. The Encyclopoedia Britannica, ed. 1971, Vol. 16, p. 420.

2. The World Book Encyclopedia, ed. 1973, Vol. 14, p. 308.

3. The Correspondence of Isaac Newton, editado por H. W. Turnbull, F. R. S., Cambridge 1961, Vol. 1, p. XVII.

4. An Historical Account of Two Notable Corruptions of Scripture, de Sir Isaac Newton, Edição de 1830, Londres, p. 60.

5. Ibid., p. 95.

6. Our Unitarian Heritage, de Earl M. Wilbur, Boston 1925, pp. 289-294.

7. History of English Nonconformity, de Henry W. Clark, Londres 1913, Vol. II, p. 157.

8. Religious Opinions of Milton, Locke and Newton, de H. McLachlan, Manchester 1941, pp. 146, 147.

9. The Religion of Isaac Newton, de F. E. Manuel, Oxford 1974, p. 48.

10. Sir Isaac Newton Theological Manuscripts, escolhidos e editados por H. McLachlan, Liverpool 1950, pp. 37, 38.

11. An Historical Account of Two Notable Corruptions of Scripture, p. 61.

12. Sir Isaac Newton Theological Manuscripts, p. 17.

13. Ibid. pp. 45, 46.

14. The Religion of Isaac Newton, pp. 54, 55. Yahuda Ms. 15.1.fol.11r.

15. The Religion of Isaac Newton, p. 61

16. The Correspondence of Isaac Newton, Vol. III, Carta 362

17. The Religion of Isaac Newton, p. 61, Yahuda Ms. 15.4.fol.67v.

18. Isaac Newton, A Biography, p. 642.

MAIS INFORMAÇÃO SOBRE ISAAC NEWTON

Isaac Newton
Era uma pessoa insólita: distraído e generoso, sensível à crítica e modesto. Enfrentou várias crises psicológicas e tinha dificuldade em manter boas relações sociais. Entretanto, foi um dos extraordinários gigantes da história: um físico brilhante, um astrônomo e matemático eminente, e um filósofo natural.

Quando Isaac Newton, este gênio e cavalheiro inglês morreu em 1727 à idade de 85 anos, deixou uma marca indelével em cada atividade em que participou. Conhecemos suas leis do movimento e a teoria da gravitação universal. E o conhecemos por sua contribuição à compreensão do universo. Mas raramente ouvimos falar a respeito de suas contribuições à teologia cristã. Depois de um estudo minucioso de seus escritos, cheguei à conclusão de que Newton não só foi um grande homem de ciência, mas também também um grande teólogo, um verdadeiro criacionista e adventista.1

Meu interesse acerca da compreensão do Newton como teólogo começou faz 45 anos quando eu próprio me tornei a ser adventista, depois de assistir a uma série evangelística sobre as fascinantes profecias bíblicas do Daniel e o Apocalipse. Nesse período eu me preparava para a carreira de Engenharia na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Brasil.

O ambiente universitário não favorecia ao desenvolvimento de minha fé. Sentia-me bombardeado em todas direções. O materialismo, as preocupações humanistas e uma concepção científica do mundo convergiam para questionar minha fé recém descoberta. Necessitava de algo para defender o que acreditava que era verdadeiro e queria que minha defesa fosse sólida e lógica.

Em minha busca de publicações apropriadas, encontrei uma versão portuguesa do livro Observations Upon the Prophecies of Daniel and the Apocalypse, não na biblioteca da Universidade nem em uma livraria, mas sim em uma de revistas e livros usados. Tive uma agradável surpresa ao descobrir que o mesmo Isaac Newton a quem, como estudante de engenharia tinha encontrado nos estudos sobre óptica, mecânica, cálculo diferencial e integral e gravidade, havia dedicado bastante tempo e esforço à cronologia bíblica e à interpretação das profecias! Em realidade, a Enciclopédia Britânica inclui sua Emenda da Cronologia dos Reis Antigos e Observações Sobre as Profecias de Daniel e o Apocalipse de S. João entre as cinco obras mais importantes de Newton; as outras são Philosophia Naturalis Principia Matematica, Opticks, e Arithmetica Universalis.

Minha descoberta e estudo de um Newton erudito e cristão me conduziu a entendê-lo como criacionista, adventista e intérprete das profecias.

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Newton, o criacionista
Robert Boyle, um pioneiro nas experiências com gases e firme promotor do cristianismo, que havi advogado pelo estudo científico da natureza como um dever religioso, morreu em 1691. Seu testamento recomendava que se realizasse uma série anual de conferências com a intenção de defender o cristianismo contra a incredulidade. Richard Bentley, clérigo e distinto erudito dos clássicos, pronunciou a primeira série de conferências em 1692.

Em preparação para suas conferências, Bentley pediu a ajuda de Newton, que já era famoso por seus Principia (1687). Bentley esperava demonstrar que, de acordo com as leis físicas que governam o mundo natural, deveria ser impossível que os corpos celestes houvessem aparecido sem a intervenção de um agente divino.

Dali em diante, Bentley e Newton trocaram correspondência ''quase teológica". Em sua primeira carta a Bentley, Newton declarou: "Quando escrevi meu tratado sobre nosso sistema, tive meus olhos fixos nos princípios que puderam atuar considerando a crença da humanidade em uma divindade, e nada me resulta mais gratificante que ver que resultou ser útil para este objetivo".2

Mais tarde Newton escreveu: "Os movimentos que os planetas têm hoje não puderam originar-se de causas naturais isoladas, mas sim lhes foram impostos por um agente inteligente."3

Outros escritos afirmam a firme crença de Newton no Criador, a quem ele se refere freqüentemente como o "Pantokrator", o Todo-poderoso, "que tem autoridade sobre todas as coisas existentes, sobre a forma do mundo natural e o curso da história humana."

Newton foi muito claro em afirmar suas convicções: "Devemos acreditar que há só um Deus ou Monarca Supremo a quem devemos temer, guardar suas leis e lhe dar honra e glória. Devemos acreditar que ele é o Pai de quem provêm todas as coisas, e que ama a seu povo como seu pai. Devemos acreditar que Ele é o 'Pantokrator', Senhor de tudo, com poder e domínio irresistíveis e ilimitados, do qual não temos esperança de escapar se nos rebelarmos e seguirmos a outros deuses, ou se transgredirmos as leis de Sua soberania, e de quem podemos esperar grandes recompensa se fizermos Sua vontade. Devemos acreditar que Ele é o Deus dos judeus, que criou os céus e a terra e tudo o que neles existe, como o expressam os Dez Mandamentos, de modo que possamos Lhe agradecer por nossa existência e por todas as bênçãos desta vida, e evitar o uso de Seu nome em vão ou adorar imagens ou outros deuses."

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Newton, o adventista
Newton também se preocupava com a restauração da Igreja Cristã à sua pureza apostólica. Seu estudo das profecias o levou a concluir que, em última instância, a igreja triunfará apesar de seus falhas atuais. William Whiston, que sucedeu a Newton como professor de Matemática em Cambridge e escreveu The Accomplishment of Scripture Prophecies, declarou depois da morte de Newton que "ele e Samuel Clarke tinham deixado de lutar pela restauração da igreja às normas dos tempos apostólicos primitivos porque a interpretação de Newton das profecias os tinha levado a esperar uma larga era de corrupção antes que essa restauração pudesse ser efetiva".5

Newton acreditava em um remanescente fiel que seria testemunha do fim dos tempos. Um de seus biógrafos escreveu: "Na igreja verdadeira, a qual assinalam as profecias, Newton não queria incluir a todos os que se chamam cristãos, a não ser a um remanescente, umas poucas pessoas dispersas, escolhidas Por Deus, pessoas que não são movidas por nenhum interesse, instrução ou poder de autoridades humanas, que são capazes de dedicar-se sincera e diligentemente à busca da verdade". "Newton estava longe de identificar aquilo que o rodeava com o cristianismo apostólico verdadeiro. Sua cronologia interna tinha posto o dia da trombeta final dois séculos mais adiante".6

No Daniel 2, Newton via o desenvolvimento da história da humanidade até o fim do tempo, quando Cristo estabeleceria seu reino. Escreveu: "E uma pedra cortada não com mãos, que caiu sobre os pés da imagem, e rompeu os quatro metais em pedaços, e chegou a ser um grande monte, e encheu toda a terra; representa que se levantará um novo reino, depois dos quatro, e conquistará a todas aquelas nações, e crescerá até ser muito grande, e durará até o fim de todos os tempos".7

Ao considerar as demais visões de Daniel, Newton esclarece que depois do quarto reino sobre a terra, viria a segunda vinda de Cristo e o estabelecimento de seu reino eterno: "A profecia do Filho do homem que vem nas nuvens dos céus se relaciona com a segunda vinda de Cristo".8

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Newton, o intérprete das profecias
Newton não estava satisfeito com a interpretação das profecias de sua época. Sustentava que os intérpretes não "tinham métodos prévios... Distorciam parte das profecias, tirando as de sua ordem natural segundo suas próprias conveniências."

Em harmonia com seu enfoque dos problemas científicos, Newton estabeleceu normas para a interpretação profética, com uma codificação da linguagem profética que tinha como intenção eliminar a possibilidade de distorções "à conveniência de um", e adotou o critério de permitir que a Escritura revele e explique a Escritura.9

Deste modo, a interpretação do Newton diferia da interpretação da maioria de seus contemporâneos. Ele não estava interessado no uso da profecia para explicar a história política da Inglaterra, como os outros faziam, mas sim melhor se centrava no estudo do começo da grande apostasia que ocorreu na igreja e na restauração final da igreja à sua pureza original.

Este interesse na restauração da igreja a sua pureza apostólica levou Newton a estudar sobre a segunda vinda de Cristo. Sua preocupação pelo futuro o conduziu às 70 semanas do Daniel 9. Ele, como muitos dispensacionalistas de hoje, atribuía a última semana a um futuro indeterminável quando começaria a volta dos judeus e a reconstrução de Jerusalém, e que culminaria com a gloriosa segunda vinda de Cristo.

Esta interpretação, obviamente, é contrária às crenças dos adventistas. Entretanto, alguns dos princípios de interpretação do Newton estão em harmonia com os nossos. Como exemplo, considere a interpretação que Newton dava aos símbolos:

"Os ventos tempestuosos, ou o movimento das nuvens [representa] guerras;... A chuva, se não ser imoderada, e o rocio, e a água corrente [representam] as graças e as doutrinas do Espírito; e a falta de chuva, a esterilidade espiritual. Na terra, a terra seca e as águas congregadas, como um mar, um rio, uma inundação, estão em lugar da gente de diversas regiões, nações, e domínios... E vários animais como um leão, um urso, um leopardo, e um macho caibro, de acordo com suas características, estão em lugar de vários reino e corpos políticos... Um governante está representado por alguém que cavalga em uma besta; um guerreiro ou um conquistador, por uma espada e um arco; um homem poderoso, por sua estatura gigantesca; um juiz, por uma balança e pesos;... honra e glória, por uma vestimenta esplêndida; dignidade real, por roupagem de púrpura ou escarlate, ou por uma coroa; a justiça, por vestimentas brancas e podas; a maldade, por roupa manchada e suja.10

Na interpretação das profecias relacionadas com o tempo, Newton sustentava que "os dias do Daniel são anos".11 Ele aplicou este princípio às 70 semanas12 e aos "três tempos e meio" de apostasia. Newton esclarece que o "dia profético" é "um ano solar", e que um "tempo" na profecia também é equivalente a um ano solar. "E os tempos e as leis foram entregues à sua mão por um tempo, tempos e metade de um tempo, ou três tempos e meio; quer dizer, por 1260 anos solares, considerando um tempo como um ano calendário de 360 dias, e um dia por um ano solar".13

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Conclusão
Newton foi extremamente cauteloso em suas crenças religiosas. Isto pode explicar, em parte, porque não publicou suas obras teológicas durante sua vida. Talvez, consciente do ambiente religioso inglês, não queria ser acusado de heresia, mas sim lembrado como alguém que buscou com afã a verdade como a encontrava na Bíblia. Felizmente, suas obras teológicas foram publicadas depois de sua morte.

Como adventistas, poderemos não estar de acordo com Newton em todas as suas interpretações da profecia bíblica, porém podemos beneficiarmos com suas obras teológicas e sua metodologia cuidadosa a fim de nos manter firmes na fé, mesmo quando desenvolvemos estudos científicos. Ele foi um verdadeiro gigante da ciência que não se envergonhava de sua fé, mas sim que, pelo contrário, dedicou tempo para entender a Palavra de Deus, tanto quando prediz os movimentos da história, como quando proporciona orientação para ordenar a vida pessoal de cada um.

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Ruy Carlos de Camargo Vieira (Ph.D., Universidade de Sao Paulo) é engenheiro mecânico e elétrico; atualmente é membro do Conselho Superior da Agência Espacial Brasileira. Em 1971, o Dr. Vieira fundou a Sociedade Criacionista Brasileira, e começou a publicação da Folha Criacionista, uma revista bi-anual en português. Seu endereço é: Caixa Postal 08743; 70312-970, Brasília, D.F.; Brasil. Fax: 55-61-577-3892.



Notas e referências
Ver meu livro Sir Isaac Newton: Adventista?, publicado pela Sociedade Criacionista Brasileira.
Richard S. Westfall, The Life of Isaac Newton (Cambridge: University Preso. 1993), p. 204.
Bernard Cohen, Isaac Newton: Papers & Letters on Natural Philosophy (Cambridge: Harvard University Preso, 1958), p. 284.
Westfall, p. 301.
Id., p. 300.
Id.,p. 128.
Isaac Newton, Observations Upon the Prophecies of Daniel and the Apocalypse of St. John, PP. 25,26.
Id., p, 128.
Westfall. pp. 128, 129.
Newton, Observations, p. 18-22.
Id., p. 122.
Id., p. 130.
Id., pp. 113,114
Fonte:http://www.tagnet.org/jae/multimedia/lectura/newton.htm
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